Orientações gerais
Para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos é necessária a adoção de uma série de cuidados e recomendações. A maioria deles vai variar a depender do paciente e do porte da cirurgia, enquanto outros são gerais e precisam ser seguidos de forma rotineira. A seguir, estão listadas essas orientações gerais:
- Parar de fumar por pelo menos 3 semanas antes da cirurgia e 3 semanas após.
- Não consumir bebidas alcoólicas no dia anterior a cirurgia
- Verificar, na véspera da cirurgia, o horário exato da internação.
- Informar a equipe médica quaisquer sinais e sintomas infecciosos que ocorrerem e que não se resolveram por completo em até 96h antes da cirurgia, como: febre, tosse cheia ou diarreia
No dia programado:
- Comparecer ao hospital com 1 a 2 horas de antecedência do horário marcado para autorização e internamento portando:
- Exames realizados (de imagem e laboratoriais) e as receitas médicas que faz uso.
- Todas as medicações de uso em domicílio
- Retirar todos os acessórios (aliança, piercings, brincos, colares e anéis).
- Ir acompanhada por pessoa maior de idade.
- Não voltar para casa dirigindo
- Checar antes da alta se foram entregues: relatório de alta, receitas e atestado médico (caso solicitado)
- Na maior parte das cirurgias mamárias, o material retirado é enviado para biópsia. Certifique-se que o comprovante para resgate do laudo foi entregue.
Procedimentos Cirúrgicos
Mastectomia sem reconstrução
A mastectomia é uma cirurgia que envolve a remoção completa ou parcial de uma ou ambas as mamas, sendo indicada principalmente para o tratamento do câncer de mama. Quando realizada sem reconstrução, a paciente não passa por procedimentos adicionais para restaurar a forma da mama, podendo optar pelo uso de próteses externas ou não utilizar nenhuma alternativa.

Mastectomia com reconstrução com prótese
Após a cirurgia de mastectomia, é possível realizar a reconstrução mamária para restaurar a aparência da mama. Uma das técnicas mais comuns envolve a colocação de uma prótese de silicone, que pode ser realizada imediatamente após a mastectomia ou em um momento posterior. A decisão sobre o momento da reconstrução deve ser discutida com a equipe médica, considerando fatores como a necessidade de tratamentos complementares, como quimioterapia ou radioterapia

Quadrantectomia
A quadrantectomia, também conhecida como mastectomia parcial ou segmentar, é uma cirurgia conservadora que consiste na remoção do tumor juntamente com uma margem de tecido saudável ao seu redor, preservando a maior parte da mama. Este procedimento é indicado para tumores localizados e de menor tamanho, podendo-se também associar técnicas de mamoplastia visando manter ou melhorar a estética mamária sem comprometer a eficácia do tratamento oncológico.

Biopsia de linfonodo sentinela
A biópsia do linfonodo sentinela é um procedimento utilizado para avaliar a disseminação do câncer de mama para os linfonodos axilares. Consiste na remoção do primeiro linfonodo (ou dos primeiros) que drena a linfa da região do tumor, chamado de linfonodo sentinela. Se este estiver livre de células cancerígenas, é provável que outros linfonodos também estejam, podendo evitar a remoção completa dos linfonodos axilares e reduzir complicações como o linfedema.

Esvaziamento axilar
O esvaziamento axilar é uma cirurgia que envolve a remoção de vários ou todos os linfonodos da região axilar. É indicada quando há evidência de que o câncer de mama se disseminou para esses linfonodos. Embora eficaz na remoção de células cancerígenas, este procedimento pode estar associado a complicações, como linfedema, dor e restrição de movimento no braço afetado. Tais complicações podem ser minimizadas com a adoção de cuidados direcionados.
Pacientes submetidas a esse procedimento passam alguns dias logo após a cirurgia com dreno de sucção, sendo necessário cuidados adicionais no pós operatório.
